quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

É difícil crescer

Tenho lido noutros blogs sobre a dificuldade persecutória que o Botafogo sofre na imprensa esportiva com muitos creditando a "flapress" as tentativas de se plantarem crises no clube entre outras coisas. Sinceramente acho que não é por aí. Se os jornalistas são em sua imensa maioria torcedores deste ou daquele clube e não do nosso paciência. É claro que o texto tendecioso por vezes irrita e dá vontade de xingar a todos, mas a questão que deve se focar não é esta. É a do espaço que é dado ao clube na mídia. Aí sim é que o problema. E este é um fato comprovado como vocês verão a seguir.
Como diz aquele ditado "Falem mal mas falem de mim". Em tempos de marketing acima do esporte, resultados financeiros e grandes acordos de patrocínios, um clube não pode de maneira alguma prescindir de espaço em mídia, afim de atrair receitas e se estruturar financeiramente. E o Botafogo necessita e muito desse espaço, invariavelmente tendo este diminuído em favor de outros clubes.
Se não vejamos. Hoje na seção de esportes d'O Globo, chegou a ser ridícula a discrepância entre a cobertura dad ao campeão de terceira divisão e ao Botafogo. Enquanto o clube patrocinado por um grande anunciante do jornal tinha dois terços de página com texto e imagens onde era possível ver nitidamente o nome do patrocinador, o nosso Botafogo tinha apenas três colunas com 14,5 centímetros de matéria sem fotos ou exibição de logomarcas de parceiros. Vale dizer que os dois clubes estão disputando o mesmo campeonato na fase semifinal em um confronto direto e em igualdade de condições.
Traduzindo isso em números, se formos utilizar a tabela de veiculação de espaços publicitários do jornal O Globo teremos a seguinte diferênça:
Valor do espaço destinado ao clube das Laranjeiras: R$ 53.676,00
Valor do espaço destinado ao Botafogo: R$ 7.569,00
Uma diferença de mais de 700% no valor dos dois espaços.
Como podemos negociar novas parcerias, novos patrocínios e renovações dos vigentes mais vantajosas se não temos um espaço de exposição condizente com o nosso clube? É muito difícil.
Mesmo assim a Kappa registra resultados de vendas recorde no mundo todo com o Botafogo. Nosso clube é o que mais vende material da empresa no planeta! A Liquigás, considerou ótimo o resultado no ano passado, tendo alcançado os resultados de exposição almejados para 2007, apenas no primeiro semestre daquele ano.
Imagino em que plano nós não estaríamos se a nossa fornecedora de material esportivo ou nosso patrocinador anunciassem com a mesma volúpia de um plano de saúde por exemplo. Penso que os espaços que teríamos seriam astronômicos!
Mas o que me conforta é que mesmo com todas estas dificuldades a atual administração do clube têm feito um trabalho primoroso na recuperação dele. Parabéns! Mas ainda precisamos de espaço e é por isso que devemos lutar.
O nosso espaço deve ser sempre condizente com a importância do Botafogo.
A ESTRELA BRILHA!

3 comentários:

Francisco Costa disse...

Boa Zen!!!! Concordo plenamente!!! Tempos atrás existia a imprensa marrom, e hoje em dia esse jornalão trata-se da imprensa rubro-negra! Ou melhor, tudo menos à favor do Botafogo!!!
Acredito que pintarão novas parcerias logo logo...
Abraço, Zen!

Rodrigo Federman disse...

Caro Alexandre!
Belo texto. Concordo contigo, principalmente no elogio à gestão Bebeto, que praticamente ressucitou o Botafogo.
Ah, vamos trocar os links dos blogs?
Abs e SA!!!

Alexandre Zen disse...

Já está trocado Rodrigo!
Forte Abraço,
Alexandre Zen